terça-feira, 10 de maio de 2016

Questão de prova comentada: Fisioterapeuta cardiorrespiratório (2015)

Cargo: Analista em Saúde Pública- Fisioterapeuta Cardiorrespiratório. 
Banca: AOCP
Ano: 2015

Questão: A condição caracterizada pela falha no fechamento da comunicação fetal entre a artéria pulmonar e a aorta é a:

(A) persistência do canal arterial. 
O canal arterial é um vaso que comunica a artéria pulmonar com a aorta. Está presente nos recém nascidos até cerca de 12 a 15 horas de vida, permanecendo em alguns casos até o 21º dia. A persistência patológica do canal arterial caracteriza-se por presença de sopro cardíaco, aumento na amplitude de pulso, taquicardia e precórdio hiperdinâmico. (1)
Imagem via: http://www.stanfordchildrens.org/content-public/topic/images/51/126451.gif
(B) comunicação interatrial. 
Como o nome já diz, trata-se de uma abertura que provoca a comunicação entre os átrios direito e esquerdo, e não entre a artéria e aorta. Quando não é assintomática o portador pode apresentar dispneia, palpitações, infecções respiratórias, déficit ponderal e insuficiência cardíaca(raramente). (2)

(C) comunicação interventricular. 
Nesse caso, a comunicação ocorre entre os ventrículos (cê jura?). A gravidade está relacionada ao tamanho do falha interventricular. Quando pequena a moderada pode cursar assintomática, sendo diagnosticada pela presença de sopro cardíaco; quando grande há alterações hemodinâmicas, cianose e insuficiência cardíaca. (3)

(D) tetralogia de Fallot. 
Essa é tema frequente nas provas! Trata-se de uma condição congênita em que há 4 defeitos anatômicos: Dextraposição da aorta, comunicação interventricular, estenose da artéria pulmonar e hipertrofia de ventrículo direito. Há cianose, sopro cardíaco, baqueteamento digital e atraso no desenvolvimento e crescimento. (3)

(E) transposição das grandes artérias.
Saída anormal das grandes artérias: A aorta sai do ventrículo direito (e não esquerdo) e a pulmonar do esquerdo (e não direito), tudo trocado! É uma condição grave, há cianose em repouso e limitação severa a exercícios, sendo necessária cirurgia para sobrevivência.(4)

Ou seja, resposta: LETRA A
Imagem via: http://medifoco.com.br/wp-content/uploads/2012/10/Persist%C3%AAncia-do-Canal-Arterial.gif
Legenda:
CIA: Comunicação interatrial
CIV: Comunicação interventricular
PCA: Persistência do canal arterial



Bons estudos, galera!


Referências:

1 MIYAGUE, NI. Persistência do canal arterial em recém-nascidos prematuros.J. Pediatr. (Rio J.),  Porto Alegre ,  v. 81, n. 6, p. 429-430,  Dec.  2005 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000800003&lng=en&nrm=iso  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1415.

2 SILVEIRA, AC; RACHED, EB, CAMPANE FZ, MAIELO JR. Comunicação interatrial. Rev Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba., v. 10, n. 2, p. 7-11, 2008. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/download/809/569

3 MARCHESE, DMA; SUZUKI, AV. Cardiopatias Congênitas. Slides disponíveis em: http://www.cpep-fisiocombr.t5.com.br/PDF/semcardiopatiascong.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário