domingo, 21 de agosto de 2016

Teorias do Desenvolvimento: Maturacional,ambiental e do desenvolvimento cognitivo



O desenvolvimento humano é um processo altamente dinâmico, complexo e desafiador. Algumas teorias foram propostas para auxiliar na compreensão desse processo, dentre elas:

Teoria da maturação:
Proposta por Arnold Gessel, indica a maturação de estruturas do sistema nervoso como principal condutora do desenvolvimento psicomotor. Cada faixa etária é mais propícia para a aquisição de certas habilidades e o desenvolvimento passa por períodos nodais e "fora de foco". Nos períodos nodais há intensa maturação, a criança possui alto domínio dos desafios ambientais, está em equilíbrio e geralmente apresenta comportamento agradável. Já nos períodos "fora de foco" a criança está em desequilíbrio, apresentando problemas comportamentais, pouco domínio sobre as situações impostas e geralmente é desagradável (aquelas faixas etárias em que a criança está "chatinha", birrenta e problemática).

Teoria do ambiente:
Elaborada inicialmente por Havighurst, considera o desenvolvimento resultado da interação e inter-dependência de elementos sociais, biológicos e culturais. A aquisição de habilidades motoras não seria decorrente apenas do desenvolvimento biológico, mas também fruto da exigência social: A sociedade espera que certas tarefas sejam realizadas em determinados períodos.

Teoria do desenvolvimento cognitivo:
Idealizada por Jean Piaget, possui ampla utilização no planejamento pedagógico. Enfatiza a aquisição dos processos cognitivos de pensamento, estabelecendo estágios do desenvolvimento cognitivo:
  • Sensório-motor: Nascimento-2 anos
  • Pré-operacional: 2-7 anos
  • Operações concretas: 7-11 anos
  • Operações formais: 12 anos em diante
O movimento é visto como agente primário na aquisição dos processos cognitivos, principalmente em bebês e crianças em fase pré-escolar.

Fonte: David L. Gallahue,John C. Ozmun,Jackie D. Goodway. Compreendendo o Desenvolvimento Motor - 7ed: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 2013

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